quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rodas de leitura nas comunidades de Campo Alegre e Vista Alegre

Diário de caminhada – 18 de fevereiro de 2011


5 da manhã. Preparamos todo o material na noite anterior para não correr o risco de esquecer alguma coisa. Agora é passar na casa de nosso colega de caminhada Tana Halú e em seguida pegar a estrada. Heloísa Brito também nos acompanhará na viagem. Antes de deixar Boa Vista, pegamos quatro exemplares do livro infantil Um e Outro na casa da escritora Alexia Linke. Vamos sorteá-los entre as crianças que contarem suas histórias hoje.



De volta à BR 174, nossa maior preocupação traduz-se em chegar a tempo de encontrar a balsa do lado de cá do rio Uraricoera, para cumprir os horários pré-estabelecidos para a viagem.


Mas como nem tudo depende de boa vontade, após uns 40 km rodados o carro começa a apresentar defeito, perde velocidade e não conseguimos passar dos 40/h. Depois de alguma insistência, o jeito foi voltar à cidade para alugar outro carro e refazer todo o percurso rodado.



Por conta do contratempo chegamos à comunidade de Campo Alegre um pouco depois do horário marcado, mas para nossa surpresa, devido a um atraso no cronograma escolar, as aulas ainda não haviam iniciado na escola estadual. Mesmo assim, reunimos os professores presentes, o tuxaua Jadir e cerca 30 crianças que estavam na escola municipal e nas proximidades para dar início às atividades em um malocão localizado no meio da comunidade.





O resultado não poderia ter sido melhor. Crianças atentas e participativas, contação de história, sorteio de livro e uma descontraída aula sobre a importância da escrita como ferramenta de preservação da memória de um povo.











Por último, Edgar Borges fez o repassa do kit de obras literárias produzidas por autores roraimenses ao tuxaua Jadir, que agradeceu a presença da equipe, e mostrou-se muito entusiasmado para a próxima visita, que ficou agendada para o dia 22 de abril.


Encerradas as atividades e o preenchimento das fichas de presença em Campo Alegre, seguimos rumo à comunidade de Vista Alegre, onde nos deparamos com a mesma situação de atraso no cronograma escolar da escola estadual.

A unidade estadual encontrava-se fechada e as duas turmas presentes na municipal estavam prestes a serem dispensadas.

O que teria acontecido se nossa equipe não tivesse chegado a tempo de segurar a criançada no pátio, onde iniciamos as atividades com uma divertida rodada de contação de histórias?



Mesmo com os contratempos, a tarde rendeu muitos risos, brincadeiras e a atenção de crianças que antes mesmo de nos despedirmos, questionavam sobre o retorno de nossa equipe.



Mais uma vez o repasse do kit de obras roraimenses foi feito, desta vez para o tuxaua Zildo, assim como agendamento da segunda visita, também no dia 22 de abril.



Além de trazer escritores que fazem parte do kit literário doado, vamos entregar os livros que estamos arrecadando em Boa Vista para ajudar as comunidades a montar suas bibliotecas comunitárias.



Assim fechamos a primeira viagem do projeto. A satisfação do trabalho realizado mistura-se a um sentimento de alegria e saudade das crianças e sua animação.


Que venham agora Boca da Mata e Sorocaima II. Quer dizer, que nos esperem, pois somo nós que vamos até lá, levar literatura e alegria nos Territórios da Cidadania.


........................
O projeto Caminhada Arteliteratura foi um dos contemplados pela Bolsa de Circulação Literária da Funarte e Ministério da Cultura.




2 comentários:

  1. Parabéns, muito bonito esse trabalho. Espero que projetos como esse se tornem cada vez mais comuns entre nós. Que projetos como esse, sejam apoiados por todos, cada dia mais. :D

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Thiago! Nós também esperamos e lutamos por apoio quando precisarmos.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, mas nada de xingamentos.