segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Começa nesta sexta a Caminhada Arteliteratura

Na próxima sexta-feira (18) começa uma viagem literária pelo interior de Roraima. O projeto Caminhada Arteliteratura fará rodas de leitura e sessões de artes plásticas em quatro comunidades indígenas de Boa Vista e Pacaraima. 



Além disso, a equipe do Coletivo Arteliteratura Caimbé vai entregar kits com livros de autores roraimenses e promover o encontro destes escritores com o público das localidades visitadas.

A Caminhada Arteliteratura foi uma das cinco ações selecionadas na região Norte pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) e o Ministério da Cultura para receber a bolsa de circulação literária 2010.

Além das comunidades Campo Alegre e Vista Alegre (Boa Vista) e Boca da Mata e Sorocaima II (Pacaraima), as atividades serão desenvolvidas no município de Palmares – Pernambuco.

As primeiras comunidades visitadas serão Campo Alegre e Vista Alegre, localizadas na Terra Indígena São Marcos, após o rio Uraricoera. 

O projeto criado pelo jornalista e escritor Edgar Borges será realizado em conjunto com o contador de histórias Tana Halú e a poeta Zanny Adairalba, seus companheiros no Coletivo Caimbé.

A intenção da Caminhada Arteliteratura é utilizar e estimular a prática da leitura para contribuir com o processo de desenvolvimento social das comunidades atendidas e também divulgar a produção literária roraimense em novos nichos.



Para isso estava prevista a doação de 10 kits com 15 livros locais. Graças à colaboração de alguns autores e instituições, o número subiu e as comunidades indígenas receberão, cada uma, 30 exemplares de prosa e poesia roraimense.

O acesso a materiais de leitura permite a expansão do universo cultural do leitor, que passa a visualizar novos sentidos no cotidiano. As ações propostas no projeto também pretendem estimular o público a investir mais na busca espontânea pelo livro e pela arte.


Na segunda visita às comunidades de Roraima, o Coletivo Caimbé levará escritores para conversar com os moradores, propiciando uma interação autor-leitor raramente vista no Interior do Estado.

CAMPANHA - Começou este mês uma campanha de arrecadação de livros para serem doados a moradores de Boa Vista e das quatro comunidades atendidas pelo projeto Caminhada Arteliteratura. A ação não estava prevista no projeto aprovado pela Funarte mas atende plenamente à essência da Caminhada, que é ampliar o alcance do publico beneficiado ao mundo literário.

A meta é implantar e fortalecer bibliotecas comunitárias em Campo Alegre, Vista Alegre, Sorocaima II e Boca da Mata. 20% dos livros arrecadados serão destinados à implantação de uma biblioteca comunitária no bairro Jardim Caranã, zona oeste de Boa Vista, no mesmo endereço onde funciona a Casa Cultural do Coletivo Arteliteratura Caimbé. A previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre deste ano.

A campanha vai até a última semana de março e os livros serão entregues nos meses de abril e maio. Não serão aceitas doações de revistas e livros didáticos.

Os pontos de entrega são a Livraria Saber, na avenida Major Willians, Centro, o Centro Multicultural da Orla Taumanan, rua Floriano Peixoto, Centro, e o Museu integrado de Roraima.

Interessados em contribuir com a campanha também podem enviar livros para o endereço: Caminhada Arteliteratura - Rua da Gravioleira, 556, Paraviana, Boa Vista, RR - 69307-230 – A/C Edgar Borges.

QUEM FAZ A CAMINHADA:

Edgar Borges - Autor e coordenador do projeto, jornalista, sociólogo, escritor, representante da região Norte no Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural.

Zanny Adairalba - Compositora e poeta. Cursa Administração. Na área pública, atua como Gestora/ Consultora Cultural.É co-responsável pela elaboração e execução de eventos culturais de pequeno, médio e grande porte realizados no Município de Boa Vista.

Tana Halú - Fotógrafo, artista plástico e contador de histórias. Tem dois livros publicados em parceria com a escritora Aléxia Link. Com Edgar e Zanny, integra o Coletivo Arteliteratura Caimbé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser, mas nada de xingamentos.