sábado, 25 de junho de 2011

Palmares e Novo Lino – boas lembranças da Caminhada Arteliteratura

Cá estamos, de volta a Boa Vista epois de passar uns dias fazendo nossa circulação literária no Nordeste do Brasil. Foram horas muito interessantes e produtivas, divulgando livros de Roraima de uma forma que, salvo grande engano, nunca havia acontecido.

Distribuímos 124 livros de autores roraimenses em sete escolas de Pernambuco e Alagoas. Gosto de considerar esta parte do trabalho do Coletivo Arteliteratura Caimbé como uma “exportação literária”, daquelas em que a cultura do Estado sai sempre ganhando.

Além dos livros de Roraima, entregamos nas escolas e na biblioteca de Palmares (PE) o cordel do escritor palmarense João de Castro, hoje radicado em Belém (PA). Ao saber que íamos para sua cidade natal, João enviou exemplares do “Água, vida água” para incluí-lo no kit literário.

Mexemos com a cadeia da literatura, livro e leitura em todos os segmentos: geramos renda para o autor (criação) e para a livraria (produção). Depois passamos o material para os futuros leitores, sempre precedendo esta ação de rodas de leitura, contação de histórias e declamação de poesias (mediação). O melhor de tudo, no entanto, é que nos divertimos e aprendemos muito.

Aqui em Roraima já estivemos em nove cidades e aldeias indígenas, promovendo atividades que estimulem pessoas de todas as idades a ter contato com a arte e a literatura.

Individualmente, vez ou outra damos um pulo Brasil afora para falar de nosso trabalho. Como grupo, esta foi a primeira viagem que fizemos para fora do Estado. E valeu muito. Pela vivência, nossos agradecimentos ao Ministério da Cultura, que selecionou nosso projeto na Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010.


A primeira cidade que visitamos foi Palmares, no Território da Cidadania da Mata Sul de Pernambuco. A região sofreu uma grande enchente em 2010 e outra em maio deste ano. Pensávamos encontrar uma população abatida, mas achamos justamente o contrário. 


Exibir mapa ampliado

Palmares está se reconstruindo rapidamente e vibra, literalmente, todos os dias com um intenso movimento comercial e educacional. Pessoas de vários municípios estão todos os dias na cidade, que desde o século XIX desempenha importante papel na região. Tudo o que vimos contrariou o que lemos na internet e ouvimos das pessoas, inclusive em Recife. Palmares ainda se lamenta, mas não é um local derrotado.















Banquinha no centro, com venda de livros e literatura de cordel



Palmares, vista do outro lado do rio Una, na BR 101


Aqui havia um ginásio




Cadeiras escolares estragadas pelas enchentes em escola municipal




Rio Una



O que sobrou de uma casa à beira do Una, onde foi criado o escritor Adair J. Santos


Banquinho da parada de táxi na praça central





Antiga pracinha em frente à Prefeitura. Local teve de ser aterrado


Quando o rio Una transbordou, a biblioteca da cidade, na antiga sede do clube literário, perdeu todo o material armazenado durante décadas, incluindo jornais e livros de autores locais. Contudo, graças a doações de todo o Brasil, o acervo de literatura e material didático voltou a atender as necessidades da população. É claro que hoje o pessoal trabalha sob tensão do rio voltar a invadir a cidade. Por isso, alguns materiais raros ficam em caixas e pastas que facilitem sua retirada.


Material que ainda está sendo catalogado





Em algumas escolas a prática é a mesma. Livros e equipamentos eletrônicos ficam sob cuidados especiais. Pelo que ouvimos nas ruas, toda vez que chove muito o povo já fica apreensivo.

Mas vamos falar da Caminhada Arteliteratura em Palmares.



Nossos contatos iniciais foram Lael e Laelma Borba, pai e filha, que nos colocaram em contato com a primeira escola que atendemos. O professor Adalberone André Santiago também deu uma força para o grupo. Ele avisou representantes da Prefeitura sobre o nosso projeto, mas os dirigentes municipais não nos deram resposta sobre uma agenda em suas escolas. Nada que diminuísse nosso ânimo e nos impedisse de ampliar o alcance do projeto. Foi com o professor Adalberone que fizemos a viagem à cidade de Novo Lino, nas Alagoas, e interagimos com mais de 100 alunos do ensino médio.

Seu Lael com a dona Dora, sua esposa.


Em Palmares, estivemos nas seguintes escolas:

1.    Instituto Educacional Peter Pan





Linda criança


Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.

2.    Escola de Referência em Ensino Médio dos Palmares






Estátua do poeta Ascenso Ferreira, orgulho de Palmares

Clique aqui para ver mais fotos.

3.    Centro de Educação Dimensão

Esse garoto disse que o irmão mora em Roraima. É chão...







Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.


4.    Escola Municipal Jayme de Castro Montenegro


Os fotopoemas e seus leitores






Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.

5.    Colégio Nossa Senhora de Lourdes





Fotinha de despedida com a direção da escola


Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.


6.    Escola Municipal Jader Carlos da Silva((clicando aqui você acessa o blog da escola)



A última turma da escola, os mais novinhos

Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.

O previsto pelo projeto era fazer uma roda de leitura em cada lugar de Palmares. Terminamos fazendo nove rodas, com a contação de histórias, leitura de poesia, sessão de artes plásticas e entrega dos kits literários. Também levamos a mostra de fotopoemas “Curt@s  histórias e poesias”, com textos deste que vos escreve, Edgar Borges, e fotos de Zanny Adairalba e Edgar Borges Bisneto (sim, o nome é igual ao meu. O fotógrafo é meu filho, de 3 anos de idade.)

A partir dos professores do Instituto Peter Pan fomos contatando as demais unidades. Ao chegar em cada escola e iniciar as atividades, as crianças e adolescentes já entravam no ritmo e riam, liam e até cantavam. Muitas superavam a timidez e recitavam versos de cabeça ou lidos nos próprios livros que lhes entregamos. Várias nos surpreenderam pelo domínio da leitura em voz alta e pelo gosto demonstrado pela literatura. Entre os participantes havia moradores de diversos municípios: Palmares, Xexéu, Catende, Colonia Leopoldina (AL), Campestre (AL), Água Preta e Joaquim Nabuco.

 No final de nossa estadia em Palmares, depois de ter contabilizado 540 atendimentos nas rodas, já ouvíamos as frases que mais adoramos ouvir a cada vez que caímos na estrada:

- Vocês voltam quando?

e


- Que pena que não vão ficar mais dias. A escola tal adoraria receber vocês.

Explicávamos que Roraima fica do outro lado do Brasil, já no hemisfério Norte, e que viajar neste país é extremamente caro. Depois disso, acrescentávamos que estamos abertos a qualquer convite não oneroso que vier a ser feito. Afinal, estamos numa Caminhada Arteliteratura.

Fechando os seis locais em Palmares, pegamos, junto com o professor Adalberone, a estrada para as Alagoas. Em Novo Lino, a Caminhada Arteliteratura aconteceu na escola Estadual Antonio Gomes de Barros.

Ficheiro:Novo Lino.png
Localização de Novo Lino. Fonte: Wikipedia


Ladeiras de Novo Lino

Boia-fria


 






É muita terra para muita cana de açucar


A cidade é cortada pela BR 101 e fica a 84 km de Maceió. Lá fizemos duas rodas de leitura, atendendo cerca de 150 alunos do ensino médio, muitos deles moradores da zona rural.




Professor Adalberone, nosso guia em Novo Lino

Ruana, um poço de animação




Clique aqui para ver mais fotos no Facebook.


A turma nos recebeu muito bem, interagindo, brincando, lendo, cantando e ficando até bem depois do tempo normal de aulas. Conversamos sobre literatura, sobre aonde ela pode nos levar (no nosso caso, a Pernambuco e Alagoas sem pagar nada do bolso) e como um livro pode mudar as nossas vidas.

Foi bom, muito bom. Ainda mais por saber que há muitos devoradores de livros espalhados pelo interior do Nordeste.

Esperamos um dia voltar.


4 comentários:

  1. Simplesmente lindo meus amig@s. Parabéns, +1 vez. Nota dez para tod@s!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Zanny, Edgar e Tana por esta feliz iniciativa. Imagino que deve ter sido experiência marcante. Bons ventos pro projeto! Thiago Briglia

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Mochileiro! Obrigado por estar conosco na Caminhada. Tomara que nossos trechos se cruzem novamente!

    Valeu, Thiago. Foi bom demais!

    ResponderExcluir
  4. Espero que voltem logo!!!!!!!!!!!!
    E diz a zanny que o livro dela é maravilhoso!
    Novo Lino agradece a visita que nos fizeram,pois,foi um banho de cultura.
    BJSSSSSSSSS
    saudades de vocês

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, mas nada de xingamentos.