terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto de Roraima concorre a prêmio da Central Única das Favelas


O projeto Caminhada Arteliteratura, realizado pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé em comunidades indígenas de Roraima, está concorrendo ao prêmio Anu 2012, concedido pela Central Única das Favelas (Cufa). O prêmio destaca ações desenvolvidas em todo o território nacional que contribuem para o desenvolvimento de espaços onde se identifica exclusão social.

Para votar, basta acessar http://www.votenopremioanu.com.br, clicar no mapa de Roraima, selecionar e votar no “projeto Caminhada Arteliteratura”.  O procedimento leva apenas um minuto.

A Caminhada Arteliteratura foi desenvolvida nas comunidades Boca da Mata, Sorocaima II, Vista Alegre e Campo Alegre, localizadas nas terras indígenas Raposa-Serra do Sol e São Marcos, municípios de Boa Vista e Pacaraima. Além disso, a equipe do Coletivo Caimbé foi às cidades de Palmares (Pernambuco), Novo Lino (Alagoas) e às comunidades ribeirinhas Carmo do Macacoari, São Tomé e Foz do Macacoari (Amapá).

Em todas as localidades foram realizadas oficinas de artes, criação literária, distribuição de livros e implantação de bibliotecas comunitárias. No Amapá, os trabalhos foram realizados em parceria com o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania. Os recursos para a fase 2011 da iniciativa foram obtidos com a bolsa Funarte de Circulação Literária. Para saber mais, basta acessar o blog www.caminhadaarteliteratura.blogspot.com.

“A indicação ao prêmio Anu é uma honra para o coletivo, que está buscando parcerias para continuar realizando em 2012 o trabalho de levar a produção literária de Roraima e do Brasil às comunidades. Esta é uma ação com resultados que devem vir a médio e longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento do povo indígena. Para fortalecê-la, contamos com o voto de todas as pessoas que militam ou têm simpatia por esta causa”, diz o jornalista e escritor Edgar Borges, criador e responsável pelo projeto.

Para ele, a Caminhada Arteliteratura permitiu interiorizar a produção literária regional em Roraima, geralmente reduzida à divulgação na capital Boa Vista. As comunidades indígenas receberam a visita de escritores e oficineiros que apresentaram a literatura de uma forma diferente da usual, geralmente restrita às aulas de português.

O Coletivo Arteliteratura Caimbé é uma associação roraimense que realiza atividades de estímulo à leitura, principalmente, e outras formas de arte. Para conhecer mais sobre os trabalhos que desenvolve o grupo, acesse www.caimbe.blogspot.com ou escreva para coletivocaimbe@gmail.com.

Um comentário:

  1. Sou Carlos da produção do Prêmio Anu. Preciso falar com vocês. Me enviem um telefone de contato para carlos.madureira.rio@cufa.org.br

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, mas nada de xingamentos.